Compartilhe:

De acordo com dados coletados da Associação Internacional de Transporte Aéreo, o passaporte brasileiro tem a 15ª força mundial, empatado com o argentino, dando acesso a 170 países sem a necessidade imediata de vistos previamente emitidos. O ranking, elaborado pelo Henley Passport Index todos os anos, revela um total de 36 nações à frente do Brasil no que diz respeito à liberdade de transitar entre o países do mundo.

Em primeiro lugar, aparece o Japão, com acesso livre a 189 países. Completamo pódio Cingapura e Alemanha, com 188 nações cada. Em último lugar, ficam Iraque e Afeganistão. Considerando o histórico de guerras, os oriundos dos dois países podem transitar livremente por apenas 30 outras nações. Próximos a eles, apenas outros dois, também estigmatizados: Síria e Somália, com 32 acessos cada.

Os 100 passaportes mais fortes do mundo
Infogram

De acordo com o Itamaraty, o Brasil tem acesso a ainda mais lugares, uma vez que o país faz ressalvas quanto às nações que reconhece e outras localidades menores, como diversos conjuntos de ilhas, têm regras próprias para ceder acesso a seu solo. Em diversos casos, como no Mercosul, os brasileiros têm acesso apenas portando uma cédula de identidade, não sendo necessária nem mesmo a emissão de um passaporte. Confira a lista completa:

Vistos brasileiros
Infogram

Deixe um comentário