Compartilhe:

O que começou como uma humanização do trabalho de cientistas diante de pacientes de Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla, em 2012, se tornou um esforço global de desmistificar o mundo da ciência, envolvendo 21 países em 2018. O “Encontro com Pesquisadores” foi criado despretensiosamente no Imperial College London, com Michael Motskin e Praveen Paul, e a ideia deu tão certo que virou o festival Pint of Science e, ano a ano, se espalha por cada vez mais cidades envolvendo os mais variados temas. Este ano, serão 56 cidades no Brasil, em todas as regiões do país.

A iniciativa terá início às 19h30 do dia 14 de maio de 2018 e segue, sempre à noite, até o dia 16, em bares selecionados. Os cientistas e coordenadores, assim como os bares participantes, não pagam nem recebem nada durante o evento e a população interessada paga apenas seu consumo, mas absorver conhecimentos dos mais variados. Mais variados mesmo: em Uberlândia, o tema inicial será o lado científico de dor, venenos e bruxas, em outro dia, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Recife e Santos vão mostrar a ciência do CSI (Crime Scene Investigation) da vida real.

““A ciência contribui fortemente com a polícia a partir do momento em que, utilizando-se de conceitos e demonstrações simples, pode revelar o acontecimento de um crime, o modo como ocorreu e quem foi o responsável”, argumenta a bióloga pernambucana Natália Lima Oliveira, que apresentará sua tecnologia de biossensores. Os temas são dos mais variados, chegando a grandes e sérios problemas contemporâneos, de febre amarela ao crime ambiental de Mariana (MG). Na capital pernambucana, os bate-papos serão realizados nos bares Laborada (Espinheiro) e Beerdock (Boa Viagem).

Serão nada menos que 500 bate-papos com nomes expoentes da ciência nacional. A entrada é gratuita, não é necessária inscrição prévia e vale a pena destacar que, como ações globais como a hora do planeta, todos os encontros de cientistas e curiosos serão realizados nos mesmos dias, nos 21 países participantes.

Verifique a programação em sua cidade:

Deixe um comentário